Os principais sintomas observados são olhos secos e/ou boca seca. O olho seco pode manifestar- se como uma sensação de areia, dor, queimação ou vermelhidão.
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando secura dos olhos e da boca. Além disso, a síndrome pode acometer outros órgãos como as articulações, a pele, os pulmões, os rins e o sistema nervoso.
A Síndrome de Sjögren é uma doença reumática inflamatória pouco frequente. Estudos mostram que dois em cada mil brasileiros podem ser acometidos pela doença, que se manifesta mais em mulheres do que homens, especialmente entre 40 e 60 anos. Pacientes com outras doenças reumáticas, tais como a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico são mais propensos a desenvolverem Sjögren.
Secura nos olhos – o uso de colírios lubrificantes e as chamadas as lágrimas artificiais, garantem um efeito mais prolongado diminuindo o ressecamento. Outro recurso terapêutico é a oclusão permanente ou temporária do ponto lacrimal, a fim de reter a lágrima por mais tempo no olho. Colírios anti-inflamatórios ou imunomoduladores (ciclosporina) ajudam a controlar a inflamação e os efeitos do processo imune no globo ocular.
Comentarios