As alterações e instabilidades climáticas dessa época do ano, variam entre clima seco e algumas chuvas esporádicas, contribuindo para o desenvolvimento de vários tipos de alergias oculares, como conjuntivites primaveril e viral.
Conjuntivite Alérgica é a alteração da superfície ocular causada por mecanismo de hipersensibilidade a algum agente alérgeno. Essa doença tem como principal sintoma o prurido ocular.
Conheça as principais:
A conjuntivite alérgica sazonal é a forma mais comum de alergia ocular. As crises da forma sazonal ocorrem em certas estações do ano e são desenvolvidas pela exposição ao pólen. Elas desaparecem com o fim da emissão do alérgeno e a pessoa apresenta episódios sazonais de prurido, hiperemia conjuntival e hipertrofia papilar da conjuntiva palpebral superior.
A conjuntivite alérgica perene é semelhante a sazonal, porém, crônica e com os sinais e sintomas menos intensos. Ela ocorre ao longo do ano todo, com exacerbações sazonais discretas. Acontece pela exposição a alérgenos perenes, normalmente domésticos, como o ácaro presente na poeira doméstica.
Comments