O astigmatismo é uma doença ocular, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura. Essas características fazem com que os raios luminosos mudem de direção, e cheguem de forma distorcida na retina. A visão dos astigmatas fica embaçada devido à presença de raios de luz focalizados e outros não.
Em grande parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias, e pode estar associado a outras insuficiências visuais, como a miopia, hipermetropia e presbiopia. O astigmatismo pode se desenvolver rapidamente ao longo dos anos, por causa das alterações da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de movimentos oculares do dia a dia.
Sintomas do astigmatismo
Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição.
Tratamentos
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser. A escolha da melhor correção deverá ser decidida entre o médico e o paciente, após a realização de exames específicos.
Dica da Clínica Granato
Se você tiver mais de 40 anos ou certas características oculares, lentes multifocais ou bifocais podem ser necessárias.
Comentários