Todos nós sabemos que a gestação é um período de extrema importância à mulher, e quando a gente fala de gestação pensamos muito além da barriga crescendo, dos enjoos e desejos. A gestação é um período que traz mudanças psicológicas, físicas e emocionais para a mulher e, visto que somos um corpo com sistema integrado, essas alterações também podem trazer modificações na saúde ocular da gestante.
Quando se trata dos olhos, as alterações que podem acontecer na gravidez, basicamente, estão relacionados a hormônios que ficam alterados durante o período. Em específico, há o aumento da progesterona, hormônio fundamental durante a gravidez. Se tratando de oftalmologia, então, esse hormônio é responsável pelas modificações da visão por induzir as alterações na córnea.
Quais alterações visuais a gestante pode ter?
Olho Seco
A progesterona altera o colágeno que está na córnea, fazendo com que boa parte dos sintomas na gestante estejam relacionados a essa parte dos olhos. O Olho Seco é uma das condições que acomete os olhos das mulheres durante essa fase, mas essa síndrome não está necessariamente ligada a gravidez e pode ser desenvolvida através do uso excessivo de computadores e ar condicionados, por exemplo. Caso o Olho Seco tenha se apresentado por conta da gravidez, então esta condição vai ser temporária e facilmente tratada – melhorando após o nascimento do bebê.
Fotossensibilidade
A fotossensibilidade também pode acontecer em decorrência da diminuição da sensibilidade da córnea, que piora especialmente nos últimos três meses de gestação. A fotossensibilidade também está associada às enxaquecas, que também são mais comuns nessa época da gestação. Como o Olho Seco, a fotossensibilidade também vai desaparecer em alguns meses após o nascimento do bebê.
Alterações de grau
A córnea é responsável por meio da nossa capacidade reflexiva, então durante a gravidez é normal que aconteça uma alteração de grau na visão. Na gestação pode ocorrer um aumento da espessura da córnea gerando alterações no grau e, nesse caso, essa alteração também relaciona-se com o cristalino. A alteração do grau pode levar a sintomas como tontura, dores de cabeça e enjoos. Em geral, a mudança de grau também é uma das alterações transitórias da gestação até em torno de oito meses após o nascimento do bebê.
Conheça as principais alterações visuais que acontecem durante a gestação.
Moscas voadoras
Alguns sintomas como o aparecimento de “moscas voadoras” na visão podem indicar uma pressão elevada nos olhos, e isso gerar problemas graves como o descolamento de retina – e que pode levar à cegueira.
Preeclampsia
Outra doença que pode aparecer nas gestantes, principalmente a partir da vigésima semana, é a preeclampsia, e que também tem relação aos níveis de pressão elevada durante a gravidez. Estudos indicam que de 5 a 8% dos casos dessa doença são diagnosticados a partir de sintomas que aparecem nos olhos. Os sintomas são sensibilidade à luz, perda temporária da visão, manchas pretas ou flashes no campo visual e também a visão embaçada.
Diabetes Gestacional
Outra situação que merece bastante atenção são as alterações na gravidez relacionadas à diabetes gestacional. Durante a gravidez existe a alteração do hormônio lactogênio placentário, que inibe a produção de insulina e, consequentemente, os níveis de açúcar podem aumentar. Assim como o diabetes não relacionado à gestação, o que pode ocorrer nessas pacientes é que esse aumento da glicemia vai induzir alterações nos vasos sanguíneos, e isso pode danificar a retina.
É muito importante que as gestantes marquem consultas regulares ao oftalmologista durante este período para que as avaliações sejam feitas. Prestar atenção em alterações durante a gravidez, principalmente se for nos olhos, e levar essas queixas ao oftalmologista para que ele possa cuidar da saúde ocular da mulher durante a gestação. E, ainda, o trabalho em equipe entre o oftalmologista e o obstetra faz uma segurança ainda maior à gestante, por isso, informe aos seus médicos qualquer alteração que venha a acontecer. Lembre-se, também, que a maior parte dos quadros que se apresentam são transitórios, e os seus sintomas vão passar após o período da gravidez.
Commentaires