top of page
EXAMES & PROCEDIMENTOS
Não são invasivos e basicamente proporcionam medidas de características da córnea e do olho todo,
de modo a aumentar significativamente a acurácia do diagnóstico, bem como os patamares
de segurança e qualidade das decisões clínicas e planejamento cirúrgico.
-
Refração ComputadorizadaRefração computadorizada ou auto refração permite a medida automatizada dos erros de refração, ou seja, da miopia, hipermetropia e astigmatismo.
-
Topografia da CórneaAvalia a superfície e as curvaturas corneanas. A topografia computadorizada da córnea é fundamental para avaliação de doenças da córnea, como ceratocone e outros tipos de ectasias, bem como no estudo pré e pós-operatório de quaisquer cirurgias oculares que envolvam a córnea, como catarata e cirurgias refrativas. Exame feito também para avaliar que tipo de lente de contato será indicada ao paciente, assim como lentes de contato para ortoceratologia (lentes de contato noturnas).
-
Biometria UltrassônicaA Biometria Ultrassônica faz medidas do globo ocular, como profundidade do seguimento anterior do olho, espessura do cristalino ou comprimento total do olho (comprimento axial). Este exame alem de fornecer o cálculo do grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata ou faco refrativa. Alem de passar dados das curvaturas e espessuras corneanas. Atualmente é usado o aparelho LENSTAR, de ultima geração, que mede tudo com LASER.
-
Teste de Sensibilidade ao ContrasteAvalia a sensibilidade às variações de intensidade de contraste existentes. Um teste de sensibilidade ao contraste mede a sua capacidade de distinguir entre incrementos cada vez mais finos da luz versus a escuridão (contraste). Isso difere do teste de acuidade visual comum em um exame oftalmológico de rotina, que mede a sua capacidade de reconhecer letras cada vez menores em um gráfico de olho padrão. A sensibilidade ao contraste é uma medida muito importante da função visual, especialmente em situações de pouca luz, nevoeiro ou brilho, quando o contraste entre os objetos e o fundo é frequentemente reduzido. Dirigir à noite é um exemplo de atividade que, por medidas de segurança, requer boa sensibilidade ao contraste. Ainda que você tenha 20/20 de acuidade visual (também descrita como 6/6 no Reino Unido), poderá ter problemas oculares ou de saúde que podem diminuir a sensibilidade ao contraste e fazer com que você sinta que não está vendo bem.
-
TonometriaTonometria é o exame que mede a pressão interna do olho, ou seja, pressão intraocular, que pode sofrer variações pois é formada por um líquido (humor aquoso) que está localizado entre a íris e a córnea (camara anterior). O exame pode diagnosticar o glaucoma.
-
Curva TensionalMedição da pressão intraocular em diferentes horários, ao longo do dia. É um exame imprescindível para diagnosticar e monitorar o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas. Normalmente, são realizadas de 3 a 4 medidas distribuídas entre às 8h e 18h.
-
Teste de Sobrecarga HídricaExame auxiliar no diagnóstico do glaucoma, que simula uma situação de sobrecarga hídrica e realiza a aferição da pressão ocular.
-
Paquimetria UltrassônicaA medida da espessura da Córnea é feita em Micrômetros, cuja medida é aferida por um aparelho médico chamado paquímetro. Os valores normais devem estar entre 470 e 550 micrômetros. Exame indolor e de curta duração, que mede a espessura da córnea. Trata-se de um procedimento rápido, indolor que não requer condições específicas. É indicado nos casos de cirurgias refrativas, pré-operatórios ou quando há suspeita de glaucoma e edema de córneas.
-
Microscopia Especular da CórneaO exame de microscopia especular da córnea identifica o número de células endoteliais da córnea, que fazem parte da ultima camada interna de células corneanas. Exame essencial em pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa, ceratocone, controle de uso de lente de contato ou alterações corneanas. Analisa densidade, qualidade e quantidade das células do endotélio corneano.
-
GonioscopiaÉ um exame muito importante na avaliação e no tratamento de pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma. Permite o estudo do ângulo da câmara anterior (onde a íris encontra-se com a córnea), através de lentes especiais apoiadas sobre a córnea. É aplicado um colírio anestésico. Não pode ser feito com a pupila dilatada.
-
IridectomiaProcedimento realizado através do LASER para casos de glaucoma de ângulo fechado ou estreito e para realizar pupiloplastia.
-
Yag LaserUtilizado para abrir a cápsula posterior opacificada, ou seja, capsulotomia posterior, limpando toda superfície da lemte intra ocular já implantada no olho do paciente. Também empregado em iridotomias periféricas em pacientes com câmara anterior rasa, e em alguns casos de glaucoma.
-
Retinografia e AngiofluorescionografiaProcedimento indicado para avaliar diversas doenças da retina, como a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, oclusão vascular retiniana e edema de mácula. Para tanto, é utilizada uma câmera fotográfica especial que registra uma série de fotografias da retina. Para a realização do exame, um corante é injetado em uma veia do braço que vai do sistema venoso para a circulação arterial e atinge o globo ocular.
-
Mapeamento de RetinaExame amplo de fundo de olho, solicitado para pacientes diabéticos, altos míopes, pacientes candidatos a cirurgias de catarata, cirurgias refrativas etc. Também fundamental para avaliar pacientes com percepção de manchas na visão, “flashes” e pós-traumas e doenças retinianas degenerativas como DMRI (degeneração macular relacionada a idade). É feita uma análise detalhada de estruturas como vasos, nervo óptico, mácula e da periferia retiniana. Pela necessidade de dilatação de pupila, o paciente deve estar com um acompanhante.
-
OCT (Tomografia de Coerência Óptica)Indicada para o estudo de doenças maculares, como buraco macular, edema, membranas epirretinianas, oclusão vascular, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, glaucoma, análise do disco óptico, entre outras. O exame é indolor e confortável. Não é necessária a injeção de contrastes na veia.
-
Laser em RetinaTratamento realizado em consultório apos dilatação pupilar. O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, degenerações periféricas ou roturas na retinianas predisponentes ao deslocamento de retina. Geralmente são portadores de retinopatia diabética, oclusões vasculares, degenerações de retina e outras alterações retinianas como edema macular, hemorragias retinianas, etc...que mais necessitam este tratamento.
Clique nas imagens abaixo e conheça nossa estrutura
NOSSA CLÍNICA
CONTATO PELO TELEFONE
ENDEREÇO
Endereço Av. Barão do Rio Branco, nº2337 – 4º Andar // Juiz de Fora – Minas Gerais – CEP 36010-011
bottom of page